domingo, 28 de junho de 2026

Adélia defende desenvolvimento e justiça social nos 492 anos de Ilhéus


Os 492 anos de Ilhéus, celebrados neste domingo (28), representam um momento para valorizar a história do município e refletir sobre os caminhos necessários para impulsionar seu desenvolvimento. A avaliação é da médica, professora e pré-candidata a deputada federal Adélia Pinheiro (PT), que divulgou uma mensagem em homenagem ao aniversário da cidade.

Na manifestação, Adélia associa a trajetória de Ilhéus à força de sua população e ao papel que o município desempenha no sul da Bahia. Para ela, o patrimônio histórico, a tradição cacaueira, a cultura, a produção científica e as belezas naturais formam a base para um novo ciclo de crescimento econômico aliado à inclusão social.

Ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia defende investimentos em infraestrutura, saúde, educação, inovação, turismo e geração de empregos como pilares para ampliar a competitividade do município. Na avaliação dela, ativos como o porto, o aeroporto e as universidades colocam Ilhéus em posição estratégica para liderar o desenvolvimento regional.

"Tenho muito orgulho da história que construí em Ilhéus e da relação que mantenho com esta cidade. Parabenizo cada ilheense pelos 492 anos do município e renovo minha confiança na capacidade de Ilhéus de construir um futuro com mais desenvolvimento, justiça social e qualidade de vida para todos e todas", afirma Adélia.

sábado, 27 de junho de 2026

Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]

O projeto da Ponte Salvador–Itaparica se aproxima de uma nova etapa e iniciará as obras em terra (etapa onshore) nos próximos dias, no município de Vera Cruz.  Entre os avanços recentes para implantação do empreendimento, está a emissão da Licença de Instalação (LI) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema).

Também foram publicadas pelo Inema a Autorização de Supressão de Vegetação Nativa (ASV), a Autorização de Manejo de Fauna e a Medida Compensatória referente à Autorização de Servidão Ambiental. Os atos integram o conjunto de exigências legais para a realização das obras e estabelecem condicionantes, programas e medidas de controle ambiental que deverão ser cumpridos durante a implantação do projeto.

O projeto também já possui autorização da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para intervenções em área da união, bem como autorização da Marinha do Brasil para construção da Plataforma Linear Provisória (PLP) e alvarás da prefeitura de Vera Cruz necessários para início das intervenções.

“Estamos avançando de forma transparente e responsável, cumprindo cada etapa técnica e operacional necessária para o início das obras. A Ponte Salvador–Itaparica representa um novo ciclo de desenvolvimento para a Bahia, com impactos positivos na mobilidade, na economia e no desenvolvimento de diversas regiões do estado”, destaca o secretário Mateus Dias, da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica (SVPonte).

O projeto conta com três canteiros principais. Em Vera Cruz e São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe, os canteiros já se encontram em intensa movimentação, tendo recebido centenas de toneladas de materiais, estruturas e equipamentos importados da China e adquiridos junto a empresas brasileiras. Os espaços terão, respectivamente, as funções de gestão direta das atividades de campo na ilha e principal hub industrial e logístico da obra. Já o terceiro canteiro será localizado em Salvador, na Avenida Jequitaia, centralizando o suporte administrativo e a produção de materiais primários (concreto e armações de aço).


Bebeto Galvão destaca potencial turístico e econômico de Camamu durante festividades do aniversário da cidade


O pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão marcou presença na abertura do Festival Viva Camamu, na última sexta-feira (26), em homenagem aos 466 anos do município. Acompanhado do prefeito Jairo Cruz, do diretor da Secretaria de Turismo, Victor Chinelis, de vereadores e outras lideranças políticas da cidade e região, Bebeto destacou a relevância da cidade como polo logístico e seu potencial para o turismo náutico, a pesca artesanal e a agricultura familiar.

“É uma honra participar desta festa que celebra não apenas a história de Camamu, mas a força do seu povo. A cidade conecta a Costa do Dendê, e seu desenvolvimento passa pela valorização das nossas tradições.”

Ele fez questão de parabenizar a gestão municipal pela organização do evento e estrutura montada para acolher a população local e turistas. "Meu reconhecimento ao prefeito Jairo Cruz e a toda a sua equipe pela realização deste festival, que é um marco para o calendário cultural da região. E ao povo de Camamu, minha gratidão pela recepção calorosa. É sempre bom estar aqui, celebrando ao lado de vocês."

Neste sábado (27), o pré-candidato participou do ato cívico, que incluiu o hasteamento das bandeiras, e da missa solene em comemoração aos 466 anos de fundação e 135 anos de emancipação política. A programação festiva reforçou a relevância histórica da cidade para o baixo sul da Bahia.

Além das celebrações, Bebeto dedicou parte de sua agenda, entre ontem e hoje, a encontros com associações e lideranças da agricultura familiar na zona rural do município. Na ocasião, ouviu as demandas dos agricultores e de representantes do setor primário da região.

O bate-papo da sexta-feira ocorreu na Comunidade das Bolachas, organizado pelo vereador Jairo da Topique. Neste sábado, o encontro foi organizado pelo vereador Lucimario Luz, na Associação Rural da comunidade Maria Ribeira, e contou com as presenças do prefeito Jairo Cruz, do deputado estadual Niltinho, do ex-presidente da Câmara Municipal de Camamu, Luizinho Luz, além dos ex-vereadores Edmael Chinelis e Jatobá, que acompanharam as discussões sobre desenvolvimento rural e sustentabilidade.

Ministério da Saúde realiza mobilização nacional para ampliar tv cirurgias do SUS em hospitais privados e reativar salas cirúrgicas ociosas no país*

Pacientes baianos que usam o SUS serão atendidos pelos serviços especializados de dois hospitais no mutirão; ação abrange 20 estados e 46 unidades hospitalares


O Governo do Brasil vai encerrar a espera de centenas de baianos e baianas que aguardam por cirurgias de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste final de semana (27 e 28), serão mobilizados um hospital privado e um filantrópico para atender os pacientes gratuitamente em troca do abatimento de impostos federais.

Na Bahia, o Hospital Alagoinhas (particular) e a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana realizarão 171 procedimentos a mais no SUS durante esse mutirão, como cirurgias de retirada de vesícula, hérnia, próstata e útero.

O atendimento aos pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para quitar dívidas é uma das ações do programa Agora Tem Especialistas, destinada a pessoas que estão na fila de regulação do SUS como forma de desafogar a demanda reprimida, reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias, e ampliar o acesso aos serviços médicos especializados. 

Ao todo, a mobilização inédita ocorre em 20 estados e conta  com a participação de 46 estabelecimentos de saúde do dia 22 a 28. Serão ofertados cerca de 16 mil procedimentos especializados, sendo 2,3 mil por meio da modalidade de créditos financeiros, e mais de 13 mil pela modalidade 2, que reativa estruturas públicas com capacidade ociosa para ampliar rapidamente a oferta de atendimento especializado no SUS.

Para isso, o Ministério da Saúde identificou e reativou salas cirúrgicas paradas em unidades de saúde municipais e estaduais por falta de equipe médica, insumos e/ou equipamentos e fez a contratação do que faltava para mais pacientes poderem ser atendidos, beneficiando quem mais precisa.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Nasce o bebê indígena de número 600 do Materno-Infantil de Ilhéus


Único hospital na Bahia habilitado pelo Ministério da Saúde para prestar atendimento aos Povos Originários, o Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade do Governo do Estado administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), registrou nos primeiros minutos desta sexta-feira (26) o nascimento do bebê indígena de número 600 desde a inauguração do hospital, em dezembro de 2021. Henry Matheus nasceu aos 29 minutos de hoje, de parto normal, pesando 3.337 Kg e medindo 49 centímetros.

O bebê é o quinto filho de Naiara Santos, da etnia Tupinambá, aldeia da na Serra do Padeiro, município de Buerarema, e de Carlos Henrique Brito, indígena Pataxó Hã-hã-hãe, da aldeia Caramuru-Paraguaçu, da região de Pau Brasil. Para as duas etnias, o nascimento de Henry representa um pacto de paz, cooperação e reciprocidade entre dois povos distintos, condição que amplia a rede de parentesco e proteção territorial de ambas as comunidades.

Segurança

“Comecei a sentir as primeiras contrações por volta das 10 da manhã de quinta-feira”, conta Naiara. Ela viajou de ambulância por duas horas e meia até chegar ao Materno-Infantil, em Ilhéus. “Havia até outros lugares mais próximos para parir. Vir pra cá foi uma escolha minha. Já havia me internado durante a gestação e fui muito bem tratada, acolhida, respeitada e tudo isso me deu muita segurança”, afirmou.