domingo, 30 de abril de 2023

Ilhéus deve receber uma refinaria de gás da empresa Noxis Energy

Foto: José Nazal


Uma empresa carioca, a Noxis Energy, é a mais nova forte candidata a implantar na Bahia uma refinaria de gás liquefeito de petróleo, gasolina, diesel e óleo combustível para navios.
O projeto de R$ 5,3 bilhões tem sua sede planejada para Ilhéus, considerando a estratégia de logística, além da escalada de investimentos rumo aos 500 anos do município, a serem comemorados em 2034.
Já há um protocolo de intenções firmado com o governo baiano, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com previsão de início das obras dentro de dois anos. 
A previsão inicial é a de geração de 3.500 empregos nas obras de construção da refinaria, mantendo-se estável o número de postos de trabalho em 600 quando as máquinas começarem a operar.
– É com muita satisfação que anunciamos que a Bahia vai ganhar mais uma refinaria. Atualmente contamos com duas em operação, a Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, e a Dax Oill Refino, localizada em Camaçari – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida. 
Segundo Angelo Almeida, a refinaria ilheense tem capacidade para uma maior variedade de derivados, contribuindo na movimentação da economia no país nos setores de processamento e refino, diminuindo a dependência de combustíveis.
São cinco milhões de toneladas anuais saindo de Ilhéus para os diversos pontos de distribuição, caso saia da intenção para a materialidade o pacto entre governo e iniciativa privada.
A Noxis Energy é uma empresa de capital privado que iniciou suas atividades no ano de 2018, e trabalha principalmente no refino de petróleo.
Guzerá brasileiro na África
O porte imponente, cabeça alta e o perfil rústico, combinando ao fácil manejo, compõem aspectos do gado zebu Guzerá, prestes a chegar ao Senegal, na África, em exportação de 300 exemplares para reprodução. A iniciativa de criadores paulistas pode despertar a atenção dos pecuaristas baianos, considerando o plano em curso de alcançar outros 14 países africanos, além do viés de maior proximidade étnica com o povo senegalês. O Núcleo Criadores de Guzerá da Bahia e Sergipe, criado em 1996, reúne investidores nesta peculiar espécie. Entre os municípios baianos onde há criação de Guzerá, estão Jeremoabo, Jaguaquara e Itagimirim.

Nenhum comentário: