Ministro-chefe da Casa Civil enfrentou críticas após chamar a capital de 'ilha da fantasia'; declaração irritou políticos do Centrão |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconselhou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a pedir desculpas por suas declarações polêmicas referentes a Brasília, diz a colunista do Estadão, Vera Rosa. Costa havia chamado a capital de "ilha da fantasia", onde "fazer errado é o certo", o que aumentou a crise na articulação fala que irritou políticos do Centrão.
Rui Costa, ex-governador da Bahia, manifestou arrependimento em conversas com interlocutores, mas optou por não se manifestar publicamente até que a poeira baixe, destaca a reportagem. Durante uma reunião com o presidente do PSD do Distrito Federal, Paulo Octavio, o ministro afirmou que sua intenção não era ofender a cidade nem seus moradores com sua expressão.
“Ao admitir que seus comentários haviam sido infelizes, o ministro argumentou que, naquele discurso, falava de Brasília como centro do poder nacional, não como cidade”, destaca a reportagem. “Brasília é difícil. É difícil porque lá fazer o certo, para muitos, está errado. E fazer o errado, para muitos, é o que é o certo na cabeça deles”, disse Costa na sexta-feira, 2, durante a inauguração de um hospital em Itaberaba (BA).
Mesmo sendo aconselhado por Lula a se retratar a confiana entre os dois segue forte, já que não deixa de elogiar a competência de Rui sempre que pode.
O presidente disse que Rui Costa é “quase um primeiro-ministro", porque tudo o que o presidente assina passa primeiro pela mão da Casa Civil. A declaração ocorreu no contexto em que parlamentares tem criticado abertamente os ministros da articulação política de Lula: Rui Costa e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário