Foto: Rosinei Coutinho-STF |
A Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, chamou os ataques golpistas de 8 de janeiro de dia infame e que ele não deve se repetir mais, em sessão de abertura da corte após o período de recesso do Judiciário, nesta terça-feira (1º).
Rosa disse que as instituições saíram fortalecidas depois dos ataques e o Poder Judiciário demonstrou resiliência no cumprimento de sua função constitucional.
“É um dia (8 de janeiro) em que não esqueceremos demais. Que sirva de alerta para que a democracia seja regada diariamente, com debate acalorado de ideias, sim. Mas que permaneça o respeito mútuo para que a democracia continua inabalável”, afirmou.
Ela também fez referências a sua despedida da corte, que pode acontecer ainda no mês de setembro —ela completa 75 anos em outubro e terá que se aposentar. A ministra disse que a reabertura do semestre tem um “sabor especial”, depois de 47 anos de magistratura e quase 12 deles no Supremo.
“É uma honra que ganho no peito (estar no STF). Encerrei um longo caminho que comecei a trilhar no Rio Grande do Sul, em 1976”, declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário