Otimismo: quase metade dos eleitores (49%) considera o governo Lula “melhor” que o do seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), mostra a mesma rodada da pesquisa |
A maioria dos eleitores que votaram tanto no presidente Lula quanto em Jair Bolsonaro em 2022 acredita que sua situação financeira “vai melhorar” nos próximos 6 meses. É o que indica a pesquisa PoderData, realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023.
Dentre os eleitores de Lula, 51% acreditam em uma melhora da situação econômica num futuro próximo, 12% em uma piora e 31% acham que suas finanças pessoais se manterão iguais no 1º semestre de 2024.
Dentre os que votaram em Bolsonaro, o cenário é ainda mais otimista: 54% têm uma perspectiva de melhora, 16% de piora e 26% dizem não acreditar que haverá alterações.
A proporção de eleitores do atual presidente e do anterior que vislumbram uma melhora nas finanças pessoais é próxima à percepção da população geral. Segundo esta mesma rodada da pesquisa PoderData, 52% dos brasileiros dizem acreditar que vão melhorar economicamente no próximo semestre.
Os dados foram coletados de 16 a 18 de dezembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para baixo ou para cima. O intervalo de confiança é de 95%.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
Lula melhor que Bolsonaro
Quase metade dos eleitores (49%) considera o governo Lula “melhor” que o do seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), mostra a mesma rodada da pesquisa. O percentual oscilou 1 ponto percentual para cima desde setembro, última vez que a pergunta foi feita.
Os que consideram o governo atual “pior” que o anterior são 38%, patamar numericamente menor que o registrado há 3 meses, quando eram 40% com essa opinião. É a 1ª vez que essa taxa varia para baixo desde que a pergunta começou a ser feita pelo PoderData, em abril deste ano. Outros 11% consideram que o desempenho da gestão Lula é “igual” ao do governo Bolsonaro.
Estratificação
Consideram que o governo Lula está melhor que o de Bolsonaro – as taxas são mais altas entre jovens de 16 a 24 anos (56%), moradores do Nordeste (55%) e pessoas que completaram o ensino fundamental (60%);
Consideram que o governo Lula está pior que o de Bolsonaro – os percentuais sobem entre os adultos de 25 a 44 anos (49%) e os moradores do Centro-Oeste (62%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário