David Alcolumbre, Presidente do Senado - Hugo Motta Presidente da Câmara |
Deputados e senadores foram às urnas neste sábado (1/2) para eleger novos presidentes e os demais integrantes das Mesas Diretoras. Na Câmara, como esperado a vitória foi do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que sucederá Arthur Lira (PP-AL) no comando da presidência da Casa.
Com 17 partidos fechados com a candidatura de Motta, ele obteve 444 votos. Dos partidos da Casa, apenas Avante, PSol e Novo não declararam apoio ao candidato do Republicanos.
O PSol e o Novo lançaram candidato próprio para marcar posição. Disputam ao cargo o deputado Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) e o deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS). O candidato do PSol teve 22 votos e o do Novo, 31.
Já no Senado, a eleição para a presidência iniciou pela manhã e foi finalizada no início da tarde. Favorito para presidir a Casa, Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito com 73 votos. Também registraram candidatura para concorrer ao cargo os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), ambos tiveram 4 votos.
Tanto na Câmara quanto no Senado a definição das comissões temáticas deve ocorrer nas próximas semanas. E a prioridade inicial da nova cúpula das duas casas legislativas será buscar a construção de um consenso mais amplo sobre as emendas parlamentares com o governo Lula e o Supremo Tribunal Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário