segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Lula lidera todos os cenários para 2026, mostra pesquisa Quaest


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os adversários em todos os cenários – no primeiro e no segundo turno – na corrida pela Presidência da República em 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (3).

No primeiro turno, Lula te m vantagem em quatro cenários diferentes. Se a eleição fosse hoje, o petista venceria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o sertanejo Gusttavo Lima (Sem partido), o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Lula também venceria todos os adversários em um possível segundo turno. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Jair Bolsonaro (PL) empata com Lula – os dois aparecem com 9% das intenções de voto. O ex-presidente não aparece na pesquisa estimulada porque está inelegível. Questionados em quem votariam para presidente se a eleição fosse hoje, 78% dos entrevistados afirmaram estar indecisos.

Os números da Quaest, revelam um cenário favorável a Lula. No primeiro turno, Lula tem vantagem considerável sobre seus concorrentes mais competitivos. No cenário em que enfrenta o cantor sertanejo Gusttavo Lima — que recentemente manifestou interesse em concorrer —, o presidente soma 33% das intenções de voto, enquanto o artista aparece com 18%. Nos outros cenários testados, Lula também se mantém na dianteira, superando nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), o empresário Pablo Marçal (PRTB), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

Além do desempenho no primeiro turno, o levantamento mostrou que Lula derrotaria qualquer um dos candidatos testados em um eventual segundo turno. Seu melhor desempenho seria contra Zema (45% a 28%) e contra Caiado (45% a 26%). Já o adversário mais competitivo, segundo a pesquisa, seria Gusttavo Lima, que registraria 35% contra 41% do petista.

A Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 4.500 pessoas dos dias 23 a 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.

Nenhum comentário: