segunda-feira, 28 de abril de 2025

Lupi foi avisado dos problemas no INSS desde janeiro de 2023 e não tomou providências

Carlos Lupi Ministro da Previdência Social

A advogada Tônia Galleti, ex-integrante do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), relata que alertou pessoalmente o ministro da Previdência, Carlos Lupi, sobre os descontos indevidos aplicados a aposentados logo após sua posse na pasta, em janeiro de 2023. Segundo Galleti, durante a reunião — da qual também participaram assessores —, Lupi prometeu investigar o caso, mas nenhuma providência foi tomada, conforme declarou ao jornal “O Globo”.

Procurado, o ministro afirmou que, além de Galleti, outras pessoas também o alertaram sobre as denúncias, mas ressaltou a necessidade de “fatos concretos para serem investigados”.

Diante da falta de ação, Galleti conta que, em junho de 2023, enviou ao Ministério da Previdência um pedido para incluir o tema na pauta da próxima reunião do CNPS. No entanto, a solicitação foi negada sob a justificativa de que a pauta já estava definida.

Durante o encontro, realizado no dia 12 daquele mês, Galleti insistiu para que seu pedido fosse registrado em ata. De acordo com o documento — revelado pelo Jornal Nacional e obtido pelo GLOBO —, Lupi reconheceu a relevância do tema, mas afirmou que o debate exigia uma ampla apuração sobre eventuais irregularidades nos convênios entre associações e o INSS. O ministro afirmou ainda que o assunto seria pautado na reunião seguinte, o que, até o momento, não aconteceu.

Nenhum comentário: